quinta-feira, 5 de junho de 2008

A HISTORIA DA CONTABILIDADE

Desde os primórdios da humanidade a contabilidade vem avançando de forma a demonstrar o fluxo da riqueza nas entidades. Evoluindo da simples função de proporcionar memorização e controle para a função de apoiar a gestão, a contabilidade vem reforçando sua função social. Posição que confere a ela uma importância substancial para o usuário da informação Contábil.
Para entendermos a dimensão da ciência que abraçamos para estudo basta que lancemos o olhar para o passado onde podemos constatar através das evidências históricas que as organizações mais primitivas faziam uso da Contabilidade, ainda que de forma rudimentar.
As provas mais antigas que dispomos acerca da aplicação do conhecimento contábil, são as do paleolítico superior, ou seja, entre 10.000 a 5.000 anos antes de Cristo. Precisamente do mesolítico, período posterior ao glacial, portanto marcado pelo reaquecimento da terra.2
O homem primitivo já apresentava a preocupação com a variação da riqueza que detinha.Com o uso de sua arte, passou a contabilizar sua riqueza patrimonial através de inscrições nas paredes das grutas (produzindo pinturas) onde qualificavam o objeto patrimonial e também simbolizavam o registro da quantidade desse mesmo bem.
Desta forma, o conjunto (qualidade e quantidade) formou a “conta primitiva” ou seja, uma evidência com a identificação da utilidade (desenho) e a quantificação (riscos). Verifica-se, no processo histórico da contabilidade, que a preocupação do homem com suas propriedades e riquezas existe desde a Antiguidade, ou seja, a milhares de anos atrás a contabilidade já era importante. Nos dias atuais, devido ao nível de complexidade das organizações e a necessidade de se ter informações cada vez mais úteis e confiáveis a Contabilidade se tornou imprescindível.
A evolução da contabilidade foi lenta, tendo em vista que por milênios a história da Contabilidade é a própria história do homem cercada de toda complexidade inerente. Esta teve evolução significativa com o nascimento dos registros em partida dobrada. Este procedimento baseia-se no princípio de que a todo crédito sempre corresponde a um débito de igual valor e vice-versa.
No entanto, a intensificação da difusão do conhecimento contábil, só efetivou-se, com o desenvolvimento dos meios de imprensa através de Gutenberg, o qual aperfeiçoou e desenvolveu a partir da 1450 e impressão em série. Isto possibilitou a impressão em 1494 de um trabalho sobre a partida dobrada de autoria do frei italiano, Luca Pacioli.

TEXTO EXTRAÍDO DE MATERIAL DA DISCIPLINA TEORIA CONTÁBIL, PROFESSORA SIRLEI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário