segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Espaço Contábil e Áreas de Atuação


A Contabilidade é, sem dúvida, uma das áreas que oferecem mais oportunidades para o profissional. Entretanto, no Brasil, em especial na pequena empresa, a função do contador tem sido distorcida, voltando-se quase que exclusivamente para satisfazer às exigências fiscais.

O enfoque fiscal da função do contador, embora de extrema importância, representa apenas uma das facetas da profissão, cujo objetivo primordial é produzir e/ou gerenciar informações úteis aos diversos grupos de usuários da Contabilidade para a tomada de decisões.

O Contador, no atual cenário empresarial, deve ser um profissional atuante nos níveis operacionais, táticos e estratégicos das organizações, contribuindo para decisões gerenciais fundamentais, tais como comprar ou alugar uma máquina, terceirizar ou não certas operações, decidir sobre preços de produtos/serviços, contrair dívidas a longo ou curto prazos, verificar que níveis de estoque deverão ser mantidos, qual a quantidade ótima de materiais a serem comprados, elaborar programas de reduções de custos, planejamento tributário etc.

Há que se considerar também a finalidade social do contador, já que a Contabilidade é um instrumento fundamental de combate a corrupção e fraudes, seja na esfera pública, seja no âmbito das empresas privadas.

Dentre as novas perspectivas profissionais na área contábil, podem ser citadas a de Investigador Contábil, a Contabilidade Ecológica, a Auditoria Ambiental, a Contabilidade Estratégica, a Contabilidade Prospectiva (focada em modelos preditivos, voltada para cenários e ações/procedimentos futuros, a Contabilidade Internacional (conversão de balanços, conhecimentos das regras do FASB, IASC e Mercosul), Contabilidade Aplicada à Logística etc.

Principais Atividades

Empresa

- Contador Geral
- Controller
- Contador de Custos
- Cargos Administrativos
- Analista Financeiro
- Auditor Interno
- Gerente de Impostos

Órgão Público
- Contador Público
- Tribunal de Contas
- Contador Militar
-Agente Fiscal de Renda
- Outros concursos públicos

Autônomo
- Consultor
- Contador (Terceirizado)
- Auditor Independente
- Perito Contábil
Acadêmico
- Professor
- Pesquisador
- Autor
- Palestrante
- Parecerista
Lista de alguns dos principais cargos ocupados e atividades exercidas por profissionais da área contábil:
Gerente de Impostos - É responsável pelo Planejamento Tributário da Empresa, previsões e retenção de Impostos.
Analista Financeiro - Analisa as demonstrações e relatórios contábeis com a finalidade de ter conhecimento da situação econômico-financeira da empresa e com base nessas informações tomar decisões sobre empréstimos, investimentos entre outras.
Controller - É responsável em fornecer informações para os tomadores de decisão e pelas atividades contábeis da empresa, tais como administração tributária, sistemas de informações contábeis, contabilidade de custos e financeira.
Contador de Custos - É responsável pela determinação dos custos padrões e tomada de decisões e determinação dos responsáveis em caso de grande variação entre os custos orçados e o real.
Contador Geral - Fornece informações obrigatórias a qualquer tipo de empresa. Se divide em várias áreas dependendo do tipo de aplicação.Por exemplo: contabilidade Rural, Contabilidade Hospitalar etc.
Auditor Interno - É funcionário da própria empresa e tem a função de verificar a veracidade dos procedimentos contábeis e processuais da empresa.
Auditor Independente - Pode ser autônomo ou ligado a alguma empresa de auditoria. Sua função é verificar a veracidade dos procedimentos contábeis da empresa auditada. Fornecem pareceres sobre essas demonstrações e lhes dá credibilidade. Seu parecer é obrigatório nas demonstrações das empresas de Capital Aberto, Instituições financeiras e demais subordinadas ao Banco Central do Brasil e a Superintendência de Seguros e Previdência Privada.
Consultor - Trabalha de forma autônoma prestando consultoria as empresas nas mais diversas áreas como: fiscal, trabalhista, previdenciária, processamento de dados, marketing entre outras.
Professor de Contabilidade - Dá aulas para o 2o. Grau técnico ou para nível superior, caso que exige pós-graduação, não só para curso de Ciências Contábeis, mas também para áreas que necessitam desses conhecimentos.
Pesquisador - Trabalham no desenvolvimento de Pesquisas Contábeis.
Contador Terceirizado - Possui escritório de contabilidade que presta serviços de escrituração contábil, fiscal, emissão de holerites, departamento pessoal entre outros.
Perito Contábil - Verifica os registros contábeis e procedimentos pertinentes de empresas em processos judiciários.
Autor - Normalmente profissional da área acadêmica, escreve artigos para revistas, livros didáticos, boletins etc.
Palestrante - Geralmente pertence a área acadêmica, dá Palestras, participa de Congressos em empresas, escolas etc disseminando seus conhecimentos, geralmente fruto de suas pesquisas, sobre determinado assunto.
Parecerista - Acadêmico que dá pareceres sobre situações empresariais, seja no âmbito judicial como também na área de negócios.
Contador Público - Responsável pela contabilidade de entidades de direito público, suas respectivas autarquias e demais pessoas que administrem ou guardem bens da Fazenda Pública. Eles devem atentar ao Sistema Orçamentário, Financeiro, Patrimonial e de Compensação.
Contador Militar - Contador e auditor com patente de general de divisão.
Cargos Administrativos - Chefia, gerência, diretoria e cargos executivos.

Fonte: www.anaff.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário