domingo, 8 de junho de 2008

Ciência Exata ou Social ?

É comum ouvirmos por aí afirmações do tipo: "Nossa você cursa Contabilidade! Você deve ser fera na Matemática, não é mesmo?".
Na verdade, essas afirmações decorrem de uma falta de conhecimento das pessoas em relação à essa ciência, até mesmo os vestibulandos têm dúvidas em relação a esse assunto. Por esses e outros motivos, tentaremos aqui explicar por que a Ciência Contábil não é uma ciência exata.
Ao contrário do que muitos pensam, a Ciência Contábil não é uma ciência exata. Ela faz parte da grande área das ciências sociais aplicadas e, juntamente com a Economia e a Administração, forma o grupo das ciências gerenciais, cujo o objeto é o patrimônio.
É uma ciência social porque trata de um patrimônio que envolve um conjunto de pessoas, dentro de uma sociedade, com implicações internas e externas dado que variações nesse patrimônio afeta de alguma forma o meio em que está inserido.
Além disso, tem seu desenvolvimento histórico relacionado com as mudanças na sociedade, nos meios de produção e distribuição da riqueza, mudanças estas que foram acompanhadas pela evolução das formas de conhecer os fenômenos a ela relacionados. Portanto sua evolução se dá ao mesmo tempo em que a sociedade evolui.
O envolvimento com números nada mais é do que uma ferramenta, um instrumento. A avaliação de um patrimõnio não é apenas uma mera soma. Ela envolve comportamento de bom senso e julgamento por causa das implicações de uma informação errada passada pelo profissional.
É uma ciência que cuida da área de finanças de empresas e instituições por meio de registros, informando sobre a gestão do patrimônio e dando subsídios para tomada de decisão acerca das diretrizes e dos rumos desejados.
Além de atuarem em empresas e outras instituições, os contadores, atuam inclusive em cooperativas agropecuárias e imobiliárias, po exemplo, estão presentes no mercado de capitais, como analistas financeiros. Existem, ainda, as especializações com grandes áreas em ascenção, como Auditorias, Contabilidade Internacional e Ambiental. Outra área em destaque é a de Responsabilidade Social. Atuam, também, em controladorias, no controle gerencial das entidades e realizando perícia contábil. A área pública, ao mesmo tempo, é um grande espaço para o profissional.
Contabilidade é, hoje, uma das áreas em que o desemprego é quase zero e não há preconceitos com relação à idade, por exemplo, no mercado de trabalho.
A formação do aluno inclui, base humanística, com disciplinas relacionadas com Administração, Economia, Direito, Sociologia, Filosofia. A base exata constitui outras disciplinas relacionadas com Matemática e estatística. Há também uma base Contábil, começando pela básica e indo até as áreas que podem, mais tarde, se tornarem instrumentos de especialização, como por exemplo, Auditoria, Perícia, Contabilidade Gerencial, Fiscal e Tributária.
É uma ciência que requer um pouco de atenção (mas nada que quebre a cabeça) por começar do básico e ir até o avançado.
Texto baseado em pesquisas no sítio da World Wide Web...
Obrigado pela atenção de todos e bons estudos!!!!

4 comentários:

  1. A adminstração não tenta adaptar a teoria a realidade?
    A economia não procura com a excassez a analise de passado e presente prever o futuro?
    Essas duas ciencias não trabalham adaptando a teoria aos fatos?
    E a contabilidade não busca trazer os fatos mudando os mesmos ao numeros e formulas preexistentes e até dizer os fatos pelos numeros?
    As ciencias exatas não contam os fatos pelas suas teorias?
    E as ciencias sociais não adaptam as suas teorias?
    So sei que nada sei...

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Célio Inajosa, sou Técnico em Contabilidade em Macapá - AP, e pergunto se a Contabilidade não é uma Ciencia Exata, então, porque temos que fechar toda as contas patrimoniais no Débito e no Crédito, com valores iguais, se não é exata, então modemos maquiar os números, gostaria que vc., me respondessem?
    obrigado, e um abraço de um amapaense.

    ResponderExcluir
  3. A Contabilidade é uma ciência social subjetiva. Ela não é exata e também não está dentro de humanas. Ela está dentro do contexto das ciências sociais. E por quê? Porque ela altera o comportamento humano. Porque que ela é subjetiva? Porque ela pode deduzir algo e depois, de uma forma linda, pode reconhecer que aquilo não estava correto.

    ResponderExcluir
  4. Amei seu conceito, sou técnica em contabilidade e sempre brigo por causa das exatas ou não. Acho que nos utilizamos da matemática para chegar a um fim maior que seria a interpretação e avaliação de dados que a empresa dispõe além é claro de fornecer avaliações das condições de cada instituição.
    Gostei muito do seu blog.
    Flavia Neuhaus

    ResponderExcluir