terça-feira, 13 de janeiro de 2009

A importância da interdisciplinaridade no Curso de Ciências Contábeis

Vi esse texto e me interessei muito pelo assunto, acredito que nossos leitores também venham a se interessar. Disserta sobre uma preocupação a respeito da importância da interdisciplinaridade no Curso de Ciências Contábeis.

Nossa preocupação com a prática da interdisciplinaridade no Curso de Ciências Contábeis decorre do entendimento de que o futuro contador precisa ser um profissional dotado de uma visão sistêmica da realidade e se constituir em um ser pensante e crítico, capaz de relacionar a prática contábil com outros ramos do conhecimento.
A interdisciplinaridade proporciona o conhecimento integral na formação do contador, possibilitando-lhe sair da universidade preparado para enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais exigente, e assim poder desenvolver habilidades relacionadas com as diversas áreas do conhecimento para ir em busca de soluções para os problemas organizacionais de forma pró-ativa, atendendo às diferentes demandas requeridas pelos diversos setores dentro das organizações.
No mundo contemporâneo, as transformações sociais, políticas, econômicas e ambientais ocorridas têm colocado em questão não apenas as estruturas administrativas das universidades, mas também a forma de pensar a práxis pedagógica, que procura adaptar-se aos novos tempos, incluindo a interdisciplinaridade na formação dos educandos.
Entendemos, portanto, que a interdisciplinaridade remete ao conhecimento humano e leva a uma postura crítica na formação do ser, na construção do conhecimento.
Corroborando o exposto por Bochniack (2000), Furlaneto (2000) afirma que a interdisciplinaridade assumiu um importante papel na educação brasileira, rompendo com as amarras construídas pelas rotinas escolares, que acabam por levar o educador a repetir sempre a mesma forma de transmissão do conhecimento. Segundo essa orientação, cada professor é encarregado de ministrar o conteúdo de determinada disciplina de forma rígida e linear. A autora percebe a interdisciplinaridade como o conhecimento produzido além das fronteiras. No momento em que as linhas fronteiriças deixam de ser estanques, passam a conter múltiplas possibilidades, tais como a flexibilização da integração de todos os ramos do conhecimento.
A contextualização da informação é igualmente abordada na Contabilidade, na qual a dinâmica da abordagem sistêmica constitui-se em um pilar. Segundo Iudícibus e Marion (2002), a contabilidade congrega informações de natureza econômica, social, legal, fiscal e comportamental acerca da organização, procedendo, em seguida, a sua mensuração. Os relatórios contábeis finalizam essas informações de modo objetivo e uniforme, de modo que a Contabilidade apresente demonstrações confiáveis para seus usuários. Dessa forma, Riccio e Sakata (2004, p. 36) afirmam:
Ao utilizar uma abordagem sistêmica da Contabilidade no mundo, percebe¬-se que a educação superior em Contabilidade é um sub-sistema do sistema mundial de contabilidade, por sua vez, formado por outros sub-sistemas: associações de profissionais, empresas, instituições públicas, órgãos regulamentadores, instituições de ensino, para citar alguns apenas, todos envolvidos na regulamentação, estruturação e propagação do conhecimento e da prática contábil no mundo.
A forte inter-relação entre a Contabilidade e a sociedade como um todo, apontada pelos autores, permite-nos inferir que a interdisciplinaridade pode resgatar a integralidade no Curso de Ciências Contábeis.
A Contabilidade é uma ciência social aplicada e, como tal, interage com outras ciências. Sua importância no ensino de Ciências Contábeis é reconhecida, pois, por meio dela os educandos são levados a conhecer outras áreas do conhecimento que possam proporcionar-lhes um conhecimento sistêmico, tais como: Economia, Administração, Direito, Matemática, Estatística, Sociologia, Filosofia, dentre outras.
Desta maneira, entendemos que a interdisciplinaridade no Curso de Ciências Contábeis atende à necessidade de substituir a especialidade pela complexidade, construindo a inter-relação entre as partes, para formar um todo na busca pelo conhecimento integral do futuro contador. É uma forma de geração de novos conhecimentos, ao mesmo tempo em que promove a unicidade entre os vários campos do saber, contribuindo para a superação da fragmentação do ensino.
A importância da interdisciplinaridade para o curso de Ciências Contábeis encontra respaldo na necessidade de colocação do futuro Contador no mercado de trabalho, cuja dinâmica, na atualidade, requer das organizações um controle interno gerencial cada vez mais acurado, bem como um controle externo que satisfaça às exigências fiscais e legais.
O contador com visão interdisciplinar deve estar atento aos processos de mudanças nos ambientes internos e externos das organizações, para que possa fornecer, de forma confiável, ágil e temporal, relatórios gerenciais a todos os níveis organizacionais para as tomadas de decisão, de modo a minimizar os riscos e otimizar as oportunidades.
Deste modo, ao compreender a sua relação com o mundo, o profissional contábil poderá intervir na realidade, tal como anuncia Freire (2007b, p. 30), ao afirmar: “O homem que compreende sua realidade, pode levantar hipóteses sobre o desafio dessa realidade e procurar soluções.” Assim, a interdisciplinaridade vai muito além da quebra de fronteiras entre as disciplinas, pois prepara o indivíduo para a vida e para a convivência na sociedade.
A percepção da importância da educação interdisciplinar para o Contador permite-nos defender que o Curso de Ciências Contábeis não deve enfocar apenas os temas contábeis, mas deve procurar estar em permanente consonância com outras áreas do conhecimento. Portanto, entendemos que, sob a ótica da interdisciplinaridade, os cursos de Ciências Contábeis devem procurar formar profissionais dotados de visão sistêmica e holística da realidade e de pensamento crítico e ao mesmo tempo contextualizado. Consoante a isto, estarão aptos a exercer sua profissão nas instituições públicas e privadas, permanecendo atuantes em qualquer setor da economia, de forma a contribuir para o desenvolvimento social e econômico dessas instituições.

Este texto está fragmentado, porém pode ser encontrado na íntegra disponível em: http://www.classecontabil.com.br/servlet_art.php?id=1857&query. Acesso em 10 jan. de 2009.

Autor: Maria Alice Porto

Mestra em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social (Fundação Visconde de Cairu/Centro de Pós-Graduação e Pesquisa Visconde de Cairu -CEPPEV) Salvador/Bahia; Especialista em Contabilidade Gerencial (UFBA); Bacharel em Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (UFBA); Docente Universitária

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