segunda-feira, 6 de abril de 2009

eficiência de mercado
G-20 autoriza “picaretagem bancária” nos balanços

Agora é oficial, o G-20 oficializou a “picaretagem” dos bancos americanos através do afrouxamento da marcação de mercado, autorizando cada banco a fazer o balanço do jeito que quiser.
O pior de tudo é que a “manada mercadológica”, composta de um sem número de patos que negociam no mercado, ratificou a estratégia autorizada pelo G-20 e as bolsas subiram muito na semana passada.
Explica-se. As empresas, em especial os bancos, são obrigadas a realizar uma operação contábil para atualizar seus balanços, conhecida como “marcação a mercado”.
Resumindo, os bancos e empresas são obrigados a registrar no seu balanço o valor de mercado de seus títulos e bens. Com a marcação a mercado, eram obrigados a colocar o valor de mercado daquilo que possuíam.
Com o mercado em baixa, muitos bancos comprados em títulos e derivativos podres e com baixa liquidez, começaram a ter um balanço digamos assim…não muito atrativo. É verdade que muitos títulos ficaram subprecificados com a retração do mercado, mas de certa forma, era o valor que os títulos estavam valendo na prática, e caso o banco fosse liquidado, era o que conseguiriam pela venda dos mesmos.
Mas eis que o G-20 resolveu “afrouxar” as regras, deixando que os bancos digam o quanto estes títulos estão valendo, pela metodologia que quiserem. Isso mesmo, eles é que determinam a metodologia que desejarem, para que o balanço fique o menos pior possível, enganando os investidores.

Leia texto completo

Autor: Pierre Lucena - 06/04/2009 às 9:49 http://acertodecontas.blog.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário