segunda-feira, 16 de março de 2009

E o que é CDB e RDB?

Na última aula de Contabilidade das Instituições Financeiras, dois alunos estavam num bate-papo sobre o que era CDB e RDB. Como a dúvida atrapalhou a correção do exercício, então resolvi trazer o problema para a turma: E o que é CDB? E RDB? E ainda tem o CDI? Então a questão foi solucionada.
A dúvida agora é geral. Ninguém na turma se arriscou a definir. Aguardo aqui o seu pronunciamento. Explique! Poste seu comentário!

4 comentários:

  1. Minha dúvida era a diferença entre CDB e RDB, e lá vai a resposta.
    CDB é Certificado de Depósito Bancário e RDB é o Recibo de Depósito Bancário. Ambos são títulos representativos de depósitos em reais realizados por clientes, porém o CDB pode ser negociado no mercado secundário enquanto o RDB é intransferível.

    ResponderExcluir
  2. Tanto o CDB quanto o RDB são espécies de depósitos à prazo emitidos por Bancos Múltiplos, Comerciais, de Investimento e Caixa Econômica; com o objetivo de captar recursos dos investidores.
    O CDB é uma promessa de pagamento à ordem, da importância depositada acrescida do valor da remuneração ou rentabilidade oonvencionada.Pode ser transferida a titularidade, ou seja, é negociável antes do vencimento final.
    O RDB é um recibo que representa uma importância depositada pelo cliente. É emitido pelo banco na forma escritural não pode ser transferido e nem resgatado pelo cliente antes do prazo.

    ResponderExcluir
  3. Os Certificados de Depósito Interbancário- CDI são os títulos de emissão das instituições financeirasque possuem características idênticas às de um CDB, mas sua negociação é restrita ao mercado interbancário. Sua função é, portanto, transferir recursos de uma instituição financeira para outra.


    bem acho q é isso!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei dos comentários. Estão sucintos e bem explicativos. Só gostaria que da próxima vez, o Anônimo se identificasse. Não devemos ficar preocupados se acertamos ou erramos a reposta, não devemos ser tão positivistas assim. O importante é discutir, trocar idéias, e tirar conslusões. Parabéns meus caros Anônimo e Bruno!

    ResponderExcluir